segunda-feira, 6 de julho de 2015

VEJA A LENDA CHINESA QUE DEU ORIGEM A DRAGON BALL


Dragon Ball é um mangá e anime de Akira Toriyama que conta as aventuras do protagonista Goku e seus amigos em busca das Sete Esferas do Dragão. Essa popular série, apesar de japonesa, é baseada em uma lenda da mitologia chinesa. 


Peça chinesa que conta a lenda de Sun Wukong
Son Goku foi baseado no personagem Sun Wukong da lenda Saiyuki (A Viagem ao Oeste) que narra a peregrinação da monge Tang Xuanzong para a Índia em busca das Sutra (escrituras sagradas do budismo), acompanhada por um macaco chamado Sun Wukong.


Sun Wukong (esquerda) da lenda Saiyuki e Son Goku (direita) de Dragon Ball

Sun Wukong (pronunciado Son Goku pelos japoneses) nasceu da rocha sagrada Hua guo shan, formada pelas forças primitivas do caos na Montanha das Flores e Frutas. Por ter descoberto a Caverna da Cortina de Água (Shui Lian Dong) que se tornou o lar de sua clã, foi nomeado Rei Macaco Bonito (Měi Hóuwáng). 

Montanha onde o Goku morava

Em busca da imortalidade, aprendeu a língua dos homens e se tornou  discípulo do budista-taoísta Bodhi que o introduziu às artes mágicas. Através delas adquiriu o poder de se transformar em qualquer objeto ou pessoa, de se duplicar e de viajar entre as nuvens. 

Goku viaja na Kintou

O mestre Bodhi ensinou Sun Wukong, entre outras coisas, a fazer o Jīndǒuyúnm que o fazia viajar 54.000 km em uma única cambalhota. Porém, a rapidez do seu aprendizado o tornou arrogante e suas macaquices começaram a atrapalhar outros discípulos. Bodhi não teve outra alternativa senão expulsá-lo. Sun voltou à sua terra natal onde derrotou muitos demônios, o que aumentou sua arrogância e o tornou um dos demônios mais poderosos do mundo. 



Em busca de uma arma que representasse o seu poder, Sun Wukong descobriu que o Rei Dragão dos Mares Orientais (Ao Guang) possuia um tesouro guardado por dragões. Era um pilar que pesava mais de oito toneladas e controlava as marés. O pilar era na verdade o cajado dourado Ruyi Jingu Bang (Nyoibou em japonês), poderosa arma que escolheria seu dono.


Nyoibou, cajado que no mangá é vermelho

Depois de derrotar os dragões dos quatro mares, tomou suas armaduras, um pedaço da malha dourada, uma capa com penas de Fênix e botas saltadores de nuvens, e finalmente o cajado que possuía o poder de mudar de tamanho. Ficava do tamanho de uma agulha que Sun Wukong colocava na orelha para carregá-lo consigo.

Quando chegou o momento de sua morte, as Divindades do Inferno vieram reclamar sua alma para reencarnar. Não aceitando seu destino, derrotou a morte e apagou seu nome do "Livro da Vida e Morte", tornando-se imortal.

Enma Daiou (divindade que cuida do livro da morte)


Para derrotá-lo, o Rei Dragão e os Cavaleiros do Inferno decidiram pedir a ajuda a Yù Huáng, Imperador de Jade do Paraíso e Senhor dos céus e todos os domínios, incluindo o homem e o Inferno. Yù Huáng então convidou Sun Wukung para o paraíso. Na esperança de ocupar a posição de um dos deuses, Sun aceitou o convite, mas recebeu um dos cargos de menos prestígio, o de protetor dos cavalos. Insatisfeito e furioso pelo desprezo de não poder entrar nos Jardins Celestiais e não ser convidado para banquetes reais, aliou-se aos demônios mais poderosos da Terra e libertou os cavalos. 
Taopaipai (o  pessego branco é simbolizado como vião )
Vinho real é representado como a água dos Deuses , o Deus das artes marciais Karin (guardião das pirulas e  da água)



Senzu as piruás

Sun também roubou os pêssegos da imortalidade de Xi Xangmu, as piruás Lao Tzu e o vinho real do Imperador Jade e fugiu desencadeando vários acidentes cósmicos que resultaram em 28 constelações. 

Os quatros reis celestiais do Dragon ball 
Capturado pelos quatro reis celestiais de Nezha, foi preso dentro de um caldeirão com um pergaminho de oito tigrams (combinações de yin e yang). Mas, Sun saltou bem alto e conseguiu escapar depois de 49 dias, ganhando um novo poder: huǒyǎn-jīnjīng (olhos que podiam reconhecer qual quer maldade aproximado)Foi quando os deuses pediram a ajuda de Buda. 


Em Dragon Ball Mr. Popo, mordomo do Deus da Terra, propôs o mesmo desafio a Goku

Buda desafiou Sun a escapar da palma de sua mão. Sun aceitou o desafio e correu saltando rapidamente chegando no fim do mundo, onde havia apenas cinco pilares. Orgulhoso de seu feito, em um deles gravou as seguintes palavras: “o grande sábio igual ao do céu”. Mas, os pilares na verdade eram os dedos de Buda que mais uma vez o prendeu em sua mão.



Bulma representa a monge Xuanzong
Buda aprisionou Sun dentro de uma montanha selada com um talismã, onde permaneceu por 500 anos. Quando soube que a monge Xuanzong procurava discípulos que pudessem protegê-la para uma peregrinação à Índia, se ofereceu em troca de sua liberdade. 

Para que pudesse ser controlado, Guanyin mestre de Xuanzang deu a ela um presente de Buda, uma coroa mágica para colocar no  Sun que não podia ser removida. Se ele desobedecesse sentiria dores de cabeça insuportáveis.



Sun Wukong permaneceu fiel a Xuanzong durante toda a jornada para a Índia. Mais tarde foram acompanhados por Zhu Bajie (porco) e Sha Wujing que faziam a peregrinação como penitência por crimes cometidos no passado. Juntos defendiam a monge de demônios e bandidos. Sun Wukong era o seu guarda-costas e acessava os poderes celestiais para fazer o seu trabalho. Ao chegarem sãos e salvos na China, seu esforço e serviço foram reconhecidos pelos budistas.

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "VEJA A LENDA CHINESA QUE DEU ORIGEM A DRAGON BALL"

Postar um comentário